Valências
​Creche

 

A valência de Creche  destina-se a acolher crianças entre os 4 e os 36 meses, divididas por grupos etários:

 

  • Berçário : Crianças entre os 4 meses e a idade de aquisição da marcha.

  • Sala Aquisição da Marcha : Crianças entre a aquisição da marcha e os 24 meses.

  • Sala dos 2-3 anos : Crianças entre os 24 e os 36 meses.

 

Sabemos que os primeiros anos de vida correspondem a uma etapa fulcral do desenvolvimento da criança, na medida em que correspondem a uma fase de crescimento, adaptação e interiorização do mundo exterior que a criança procura apreender, através dos sentidos.

Assim, propomo-nos a entender e respeitar o desenvolvimento da criança, proporcionando um ambiente de apoio, compreensão, estímulo e afeto, potenciando o seu desenvolvimento harmonioso. Para o sucesso destes objetivos, consideramos essencial a permanente comunicação com as famílias e o respeito pelas suas individualidades.

Valorizamos, simultaneamente, a resposta às necessidades básicas num ambiente de respeito, afetividade e confiança.  

O acompanhamento das crianças da Creche é diariamente assegurado por uma equipa de Educadoras de Infância e Auxiliares de Ação Educativa.

 

A nível pedagógico, seguimos as orientações da Segurança Social e inspiramo-nos na Abordagem Reggio Emília*, acreditando que a criança é um ser único, competente e capaz de sentir, pensar e agir . A equipa pedagógica procura escutar cada criança e estar atenta às suas linguagens, proporcionando-lhe um espaço pedagógico seguro, interessante e encorajador das suas competências, sempre em estreita comunicação com as famílias e sem descurar os cuidados básicos de cada uma.

​Pré-escolar

 

A valência de Pré-escolar/Jardim de Infância destina-se ao grupo etário dos três anos até à idade de ingresso no 1º Ciclo do Ensino Básico.


No Jardim de Infância encontramos um ambiente de socialização entre pares e profissionais da educação, onde o brincar e a individualidade da criança não podem ser descurados. Compete-nos, em comunicação com a família, organizar um ambiente onde a criança se sinta segura e possa usfruir de experiências e aprendizagens significativas. Um espaço que acolha as diferentes formas de expressão e permita diferentes "leituras" do mundo que a rodeia, desenvolvendo as suas competências sociais, emocionais, cognitivas e físicas, que a acompanharão ao longo do seu crescimento.

O acompanhamento das crianças no Pré-escolar é diariamente assegurado por uma equipa de Educadoras de Infância e Auxiliares de Ação Educativa.

A nível pedagógico, seguimos a Orientações Curriculares para o Pré-escolar e inspiramo-nos na Abordagem Reggio Emília*, acreditando que, como nos diz Loris Malaguzzi, pedagogo italiano, “A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos cem pensamentos cem modos de pensar de jogar e de falar. Cem sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar." e compete aos profissionais da educação criar uma relação positiva, de constante observação e escuta com cada criança para lhe proporcionar um ambiente que vá de encontro aos seus interesses e incentive cada uma  a desafiar-se sempre mais um pouco. O respeito pela criança como ser único, competente, capaz e independente do adulto contribui para a construção de uma identidade segura e capaz de se inserir em qualquer contexto social. 

EDWARDS, GANDINI & FORMAN, As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia na educação da primeira infância (vol.I).  

Sala de Estudo e ATL de Jardim de Infância

 

​Destina-se a apoiar as famílias e crianças que frequentem o ensino pré-escolar público,  a apoiar as crianças do primeiro ciclo nas tarefas escolares e a proporcionar-lhe momentos lúdicos e de relação com os pares.

© 2016 por Jardim dos Príncipes

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now